Cuidados com os Filhotes

Cuidados com a Alimentação

Em geral para os cães o aconselhável é sempre trabalhar com a alimetação feita por ração, ja que estas tem todos os nutrientes necessários. No caso dos filhotes, um cuidado a mais é importante. Além da escolha de uma boa ração, esta quando vai ser trocada por outra tem que ser feita ao poucos, misturando a marca antiga com a nova para nao irritar o sistema digestivo sensível do bebe. Além disso petiscos, ossinhos, palitinhos e qualquer outro petisco também nao devem ser usadas até pelo menos os 4 meses. Comida humana de qualquer natureza também deve ser evitada.

Fique atento à Vacinação

É sempre melhor previnir do que remediar!!! No caso dos filhotes então, é super importante, já que algumas viroses, além de muito agressivas, podem ser fatais para o bebe. Por isso é fundamental o cuidado especialmente com a V10 e seus reforços. Até a aplicação do ultimo reforço inclusive, o filhote não deve sair para passear, devendo ficar somente em casa. Trabalhamos também com a de Giardia, Gripe e a Anti rábica. Depois de crescidos, os cães devem toma-las anualmente. Importante também pedir sempre a vacina importada. Mas não se preocupe, na Wet Nose nossa veterinária te liga para lembrar das datas das vacinas.

Vermífugo

Controle parasitológico é fundamental para os filhotes por inúmeros motivos. Além de terem o sistema digestivo ainda muito fraco, ainda estão conhecendo o mundo, usam a boca para provar tudo. Na Wet Nose trabalhamos com os melhores vermifugos do mercado e aplicamos todas as doses recomendadas com o maior rigor. Orientamos no entanto fazer reforços junto com as doses de vacina, mais uma vez trabalhando sempre com a prática preventiva.

Acompanhamento veterinário

Filhotes de cães, como qualquer filhote, são mais sensíveis que os adultos e estão em fase de desenvolvimento. Para acompanhar esse momento delicado é importante o olhar de um profissional para a rápida detecção de alguma problema e passar orientações sobre o cuidado com os peludinhos. Na Wet Nose acreditamos muito na diferença que esse tipo de acompanhamento faz e por isso ele é gratuito para nossos clientes até a ultima dose se vacina V10.

Hora do Sono

Por estarem em pleno desnvolvimento, os filhotes de cães, assim como os bebes, dormem muito. É de muita importancia respeitar os momentos de recarregar as energias dos peludinhos. Isso ajuda o sistema imunológico deles, assim estarão prontos para a próxima etapa de brincadeiras. O local da soneca durante o dia pode variar muito, inclusive se eles estão com calor ou frio, mas é importante terem um lugarzinho especial para a hora do soninho, é o refugio deles. Este tem que ser macio e quentinho. Importante não colocar o lugar reservado ao xixi do lado ou muito próximo da cama, pois a mãe ensina que no “ninho” não se faz xixizinho.

Brincadeiras e Atividades Físicas

Filhotes, de todas as raças, brincam muito e são muito ativos. Brinquedos específicos para filhotes são indicados, assim eles não vão ficar entediados e, por consequencia, procurar brinquedos alternativos, como seus chinelos por exemplo kkkkk. Uma dica legal de adestradores é não deixar todos os brinquedos a disposição, assim eles não enjoam. De um brinquedo por vez, quando ele perder o interesse, guarde esse e de outro.

Banhos e Higiene

Banho nos filhotes tem que ser dado com muito cuidado. Água bem morninha, shampoo de filhotes, secador também no morno. Orelhas não devem ser mollhadas do lado de dentro, mas devem ser limpas apos ao banho. Existem soluções para essa limpeza, ou podem ser feitas com soro e algodão de forma bem gentil. Não indicamos levar em qualquer pet shop para o banho até a última dose da vacina V10. Na Wet Nose Banho e tosa, como temos muita experiencia com filhotes temos esse serviço incluindo o corte das unhas.

Sinais de Alerta

Algumas doenças podem acometer os filhotes e é importante ficar atento a elas. Normalmente os sinais de que algo não vai bem são: perda de apetite, vomito, diarréia e falta de energia. Se o seu filhote apresentar algum desses sintomas, aconselhamos ao menos ligar para seu veterinário. Na Wet Nose, nosso veterinário está sempre pronto à ajudar nossos clientes.