Lhasa Apso

Lhasa Apso
Filhotes de Lhasa Apso em Curitiba

A personalidade do Lhasa Apso é uma mistura especial e interessante. Ele é um cão feliz, sagaz e brincalhão; ele também é independente e feroz. Ele leva o cargo de guardar sua casa e família a sério.

País de origem do Lhasa Apso é a China;

Função original é de cão de companhia, cão de alerta;

Altura Média do macho é de 29 cm e da Fêmea 27 cm;

Peso Médio entre 4 kg e 7 kg;

Expectativa de vida média entre 12 a 15 anos;

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Corajoso, destemido, leal e muito próximo à família. É um cão emotivo, carinhoso, porém de temperamento forte e independente. Não costuma demonstrar agressividade com estranhos, é calmo, dócil e tranquilo, mas pode se mostrar indiferente às pessoas estranhas.O ideal é que haja uma atenção especial por parte do dono a fim de educá-lo desde filhote, já que alguns exemplares podem se mostrar mais dominantes do que outros. Considerado por seu temperamento tranquilo um bom cão para apartamento, o Lhasa Apso tende a se comportar bem na ausência de seus donos. Porém, os exemplares pouco disciplinados podem apresentar comportamento excessivamente carente ou até mesmo destrutivo.A socialização precoce, os exercícios físicos regulares e a disciplina são de grande importância durante toda a vida de um cão da raça Lhasa Apso. De acordo com o standard internacional da raça, o Lhasa Apso não deve apresentar nem timidez e nem agressividade excessiva.

O Lhasa fica muito contente com passeios de pequena duração pelo menos duas vezes ao dia. Ele não é um cão de alta energia, e ele não tende a loucura quando está confinado dentro de casa em um dia chuvoso. Ele fica feliz em sentar no seu colo, andar pela casa, brincar com seus brinquedos e alertar sobre os transeuntes.
O pelo do Lhasa é algo esplêndido: longo, grosso, e bonito. É uma tarefa árdua manter em bom estado. Pentear e escovar diariamente são cuidados necessários para mantê-lo livre de emaranhados e nós. Banhos frequentes também são necessários (a cada duas a quatro semanas), para manter o Lhasa cheiroso. Alguns proprietários optam por cortar o pelo curto, ou cortar o pelo ao redor do rosto, principalmente os que vivem em climas mais quentes. Se você está considerando ter um Lhasa, vai precisar de paciência e dedicação nesses cuidados, ou você terá que pagar para um profissional manter seu Lhasa Apso com boa aparência. Na verdade, não é incomum para os proprietários manterem o pelo do seu Lhasa cortado curto para reduzir a quantidade de cuidados necessários. O pelo liso bonito se vai, mas o que fica é muito mais fácil de cuidar e também tem seu charme especial.
Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente se têm vermelhidão ou um odor ruim, o que pode indicar uma infecção. Quando você verificar as orelhas do seu cão, aproveite e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto suave e de pH equilibrado indicado pelo veterinário. Ouvido limpo ajuda a prevenir infecções. Não insira nada dentro do canal auditivo; apenas limpe o ouvido externo.

Comece a treinar o seu cachorro no dia em que ele chegar em casa. Mesmo com 10 semanas de idade, ele é capaz de aprender de tudo o que você puder ensiná-lo. Não espere até que ele tenha 6 meses de idade para começar a treinar ou você vai ter um cão muito obstinado de se lidar. Se possível, colocá-lo em classe em uma Day Care para filhotes quando ele tiver de 10 a 12 semanas de idade para se socializar. Antes de levá-lo, é preciso que todas as vacinas já tenham sido aplicadas. Durante esse período você pode ir treinando seu cão em casa mesmo.
Poucos filhotes são bonitos como o Lhasa, com os olhos faiscando e revestimento macio. Estes pequenos são curiosos e cheio de energia, e eles gostam de jogar . O Lhasa amadurece lentamente e permanece com o comportamento de filhote até em média os três anos de idade. Novos proprietários precisam manter isso em mente ao treinar os filhotes de Lhasa, ou podem tornar-se frustrados com a recusa do Lhasa em levar o treinamento a sério.