Pequinês

Pequinês
Filhotes de Pequinês em Curitiba

O cão Pequinês é um dos mais antigos que conhecemos. É um cão inteligente, valente e que, ainda nos dias atuais, é considerado um cão da realeza.

País de origem do Pequinês é a China;

Função original é de cão de companhia;

Altura Média do macho e da Fêmea 23 cm;

Peso Médio entre 3 kg e 6 kg;

Expectativa de vida média entre 13 a 15 anos;

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

O Pequinês é um bom guardião. Ainda que não lata em excesso, ele emitirá sons imediatamente quando perceber a presença de estranhos.
Esta raça adora a comodidade do lar e, ainda que não requeira muito exercício, não devemos nos esquecer de que algumas voltas no parque lhe manterão em forma e com tônus muscular.
Ele tem um aspecto de leão, com uma expressão alerta e inteligente. É pequeno, ainda que bem equilibrado, um pouco robusto e com grande dignidade e autoridade.
O animalzinho é relativamente fácil de ser treinado, exigindo dedicação devido a sua teimosia. Entretanto, um ponto positivo para aqueles que não gostam de exercícios: o cão dessa raça não tem muita energia e, por isso, não tem tanta necessidade de praticar exercícios diariamente. Tem alta tolerância ao calor e ao frio, e exige muitos cuidados com a higiene. Pouco amigável com estranhos, mas se solta na presença de outros animais, independentemente de serem cães ou não. Não é um bom cachorro para quem quer proteção e carinho, pois não é muito apegado ao dono.

O Pequinês adora realizar passeios fora de casa e também dentro do lar, quem sabe uma brincadeira. Estes cães podem facilmente morrer de problemas no coração, precisam de ar condicionado em dias que forem mais quentes por serem originários de climas extremamente frios. Pode passar a maior parte do tempo nos quintais em clima ameno, porém devem dormir sempre dentro de casa para não se prejudicar.
É um cão excelente para viver em apartamentos. Sua pelagem precisa de uma escovação diária, para evitar possíveis infecções. Sua pelagem em volta do ânus precisam sempre ser inspecionada para não acumular sujeira. Eles tem uma grande tendência a roncar.
A raça é bastante sensível a anestesias e não toleram de forma alguma temperaturas quentes. Como doenças genéticas, podem desenvolver problemas de desgaste de córnea.
O cruzamento do cão acontece através de inseminação artificial, e o parto normalmente é realizado através de cesariana, devido ao pequeno tamanho do cão, ele poderá morrer caso seja realizado um parto convencional.

O Pequinês não é considerado um cão de muitas habilidades, por pertencer a uma das raças mais antigas do mundo, também é considerado como um dos cães mais sedentários do mundo. Sendo propriedade exclusiva da corte imperial chinesa, sempre muito paparicado, venerado e honrado, era e até hoje continua sendo um grande protetor de seu dono, dizem as lendas que quando seu dono morria ele se sacrificava.

É um excelente companheiro para crianças, adora brincar, e se divertir, porém é extremamente temperamental e somente realiza as atividades que julga interessante porém apenas quando ele assim designar.