Shihtzu

Shihtzu
Filhotes de Shihtzu em Curitiba

Pequeno cão de pelagem abundante. Sua barba e sua cabeleira fazem lembrar a figura de um velho sábio.

País de origem do ShihTzu é o Tibet;

Função original é de cão de companhia;

Altura Média do macho e da Fêmea 26 cm;

Peso Médio entre 4 kg e 7 kg;

Expectativa de vida média entre 10 a 18 anos;

Adaptabilidade
Nível de afeição
Bom para apartamento
Tendência de latir
Amigável com gatos
Amigável com crianças
Amigável com cães
Necessidade de exercícios
Espaço necessário
Tosa
Problemas de saúde
inteligência
Gosto por brincadeiras
Queda de pelo
Necessidade social
Amigável com estranhos
Territorialista
Facilidade de treinamento
Cão de guarda
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor

Muito ativo atento e dócil. É uma raça considerada independente, porém carinhosa. Apesar de o temperamento variar de cachorro para cachorro, os exemplares da raça Shih-Tzu apresentam uma personalidade e temperamento que é leal, carinhosa, alerta e extrovertida. Apesar de não ter sido criado para a finalidade de guarda, por sua natureza alerta e alto grau de atividade é também considerado um bom protetor.
Diferentemente do Lhasa Apso, que foi desenvolvido para desempenhar a função de cão de guarda e de alarme, o que o tornou muito desconfiado com estranhos, o Shih Tzu tende a ser mais receptivo e dócil. Por sua natureza essencialmente amigável, os exemplares da raça Shih Tzu são mais tolerantes com crianças, animais e pessoas estranhas, e costumam fazem amizade com mais facilidade. No entanto, o cão da raça Shih Tzu pode se irritar com facilidade quando provocado.

A longa pelagem do Shih Tzu exige cuidados diariamente, e é preciso que o tutor faça um compromisso com a escovação. Muito por causa disso, a tosa clássica e longa é mais vista em cães que participam de shows caninos, e em pets é mais fácil encontrá-los com tosa filhote.
Banhe seu Shih Tzu no máximo 1 vez por semana, e não se esqueça de pentear toda a pelagem antes, pois os nós podem ficar mais apertados quando molhados. Não deixe de secá-lo depois do banho, para manter o pelo belo, saudável e o seu cão quentinho.
Qualquer cão, de qualquer raça, pode desenvolver comportamentos destrutivos se estiver frustrado, sem praticar exercícios e sem viver em vida equilibrada. Exercícios diários, mesmo que esse cão não precise gastar muita energia, são essenciais. Jogos e brinquedos que enriqueçam o ambiente são maravilhosos para trabalhar mentalmente seu cachorro. Como ele é um cão braquicefálico, é necessário ter cuidado para não expô-lo ao calor, se possível, sempre o mantendo em um local fresco.

Muitos filhotes de Shih Tzu que estão se aproximando de um ano de idade, tendem a mudar de pelagem; durante este período, eles perdem tão profusamente que você não pensaria ser possível. Mantenha a escovação diária, se não mais frequentemente, através da mudança. Felizmente, esta é uma condição de curto prazo que dura apenas cerca de três semanas.
Conhecido como um dos cães mais difíceis de serem adestrados, é importante começar o treinamento o mais cedo possível.