Adestre você mesmo seu pet!!!

Adestre você mesmo seu pet!!!

A importância do adestramento para seu cachorro

O adestramento está para os cachorros assim como a escola está para nossas crianças, é através do adestramento que os cães irão ampliar a comunicação com sua família. Muitos cães acabam desenvolvendo problemas de comportamento porque eles não foram adestrados e por isso não conhecem regras e limites. Além disso, quando existem várias pessoas em uma mesma casa, muitas vezes o cachorro fica confuso sem saber a quem seguir. Cães precisam de um líder na família. Problemas de comportamento podem ter diversos motivos que variam desde estresse, até a insegurança.

Por isso é natural dizer que um cachorro adestrado, é um cão educado e é praticamente impossível que um animal que tenha sido adestrado, adote algum comportamento indesejado ou agressivo, pois ele sabe muito bem que o bom comportamento será sempre recompensado através de reforço positivo. Ele também sabe claramente qual é o seu local dentro do grupo familiar e isso é fundamental para a vida de um cachorro

Do que um cachorro precisa para ser feliz?

Passeios de coleira e exercícios – Para que o adestramento de seu cachorro seja bem sucedido é importante estabelecer uma rotina diária de passeios, cães que passeiam não latem exageradamente, não têm medo de barulhos diferentes e de forma geral não correm o risco de estranhar pessoas nem desenvolver problemas de comportamento ou transtornos emocionais. Passear com seu cão, também é fundamental para que o cachorro compreenda a sua condição de liderança e queira segui-lo. Além é claro de proporcionar a ele alguma quantidade de exercícios muito importante para sua saúde.

Companhia e amor de seu dono – Cães precisam fazer parte de sua família. Cães que vivem isolados do convívio familiar, ou que fiquem apenas pequenos períodos com seus donos, geralmente acabam tendo desvios de comportamento. Cães são animais gregários e precisam ter algum nível de atividade regular e também alguma função no grupo familiar para se sentirem felizes. Brinque com seu cachorro sempre que tiver um tempinho, mesmo que você divida esta atenção em vários pequenos momentos todos os dias.

Boa alimentação e horários pré estabelecidos – Um cão bem nutrido é um cachorro que tem disposição para aprender. O momento da alimentação é provavelmente um dos momentos mais aguardados para um cachorro e por isso é muito importante alimentá-lo com uma comida própria para cães e ficar atento aos seus horários para que ele saiba quando será alimentado. Cães adoram ter o controle da sua rotina e por isso horários regrados evitam alguns distúrbios de comportamento, como a ansiedade. A ansiedade é um dos motivos mais comuns que levam cães a desenvolver problemas gástricos, por exemplo.

Convivência e interatividade com pessoas e animais – Quando um cachorro convive com outros animais e outras pessoas, ele está sendo socializado e a socialização é muito importante para que o adestramento de seu cachorro seja bem sucedido. A socialização engloba brincadeiras com outros animais e pessoas, além é claro de contato físico, fazendo com que seu cão não se torne um animal tímido, medroso ou agressivo. Assim você terá em casa um cão equilibrado e educado.

Reforço positivo – A única forma para que um cachorro compreenda que está acertando, ou errando alguma coisa, é através da reação das pessoa que convivem com ele, no caso dos filhotes, eles aprendem com a mãe, que dá uma bronca quando eles fazem algo que não deveriam. Como não falamos a mesma linguagem dos cães, a melhor maneira de explicar para um cachorro que ele cometeu um erro é reforçando de maneira positiva sempre que ele acertar alguma coisa. Cães adoram ser elogiados e ganhar recompensas, portanto sempre que ele errar, vai perceber que está sendo ignorado, logo, não ganhará nada em troca com isso. No entanto, sempre que ele acerta, ganha elogios e as vezes algum petisco, ou até mesmo carinho e isso fará com que ele evite circunstancias em que ele não leva nenhuma vantagem sobre elas.

Descanso – Um cachorro descansado irá responder muito melhor aos comandos de seu dono. Cães não gostam de gritaria e tumulto, tente manter um tom de voz ameno ao se comunicar com seu cachorro. Ensine para as crianças que a audição de seu cão é muito mais sensível que a nossa, portanto gritar, não é uma atitude adequada para casas com cachorros. Os cachorros também dormem bastante, muito mais que as pessoas e é importante que seu cão tenha um lugar reservado para ele em sua casa, para que ele possa se sentir seguro e confortável, aquecido em dias frios e protegido do calor em dias quentes.

O adestramento torna um cachorro mais feliz?

Sim, cães adoram trabalhar e seguir aqueles que eles amam e o adestramento proporciona ao seu cão tudo o que ele mais precisa para ser feliz: passeios de coleira e exercícios, companhia e amor de seu dono, rotina de atividades diárias, convivência e interatividade com pessoas e animais e reforço positivo. Depois de toda esta atividade, seu cão terá se ocupado durante tempo suficiente para gozar de um ótimo e merecido descanso.

Muitas pessoas desejam adestrar seu cachorro sozinhas, mas não tem um ideia clara de por onde começar. Se você dispõe de algum tempo por dia, adestrar seu cachorro pode ser uma atividade muito prazerosa que irá conectar vocês dois para sempre de uma maneira bastante especial.

Quando você decide adestrar seu cachorro, você está se comprometendo a oferecer ao seu pet educação, no entanto, você também estará oferecendo a ele um novo leque de oportunidades ao expandir a comunicação entre vocês. Cães adestrados são mais comunicativos e para eles, devido a sua natureza gregária, aprendizado é sinônimo de prazer. Quando um cachorro aprende, ele sente satisfação por estar fazendo algo que agrada seu dono e por consequência se diverte com isso.

Outra grande vantagem de administrar você mesmo as aulas de adestramento de obediência para seu cachorro é que você não terá que sair de casa com ele para ir para uma aula de adestramento canino, nem precisará chamar um adestrador profissional que apesar de ser uma ótima opção para quem não dispõe de tanto tempo, para muitas pessoas, pode acabar fugindo um pouco do orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *